quinta-feira, 10 de maio de 2007

A estratégia é legal para ensinar matemática porque:

1. Permite discussão de respostas sem o aluno sentir-se mal por ter dado a errada
2. Permite a pesquisa de conteúdos por parte dos alunos
3. Propõe a utilização da escrita matemática, e da sistematização do cálculo mental ou da lógica aristotélica.
4. Propõe a utilização da matemática escolar em um contexto extra-escolar onde ela aparece em situações significativas
5. Propõe um exercício divertido e sem cobrança de quantidade, tornando a resolução dos desafios muito mais uma brincadeira que um conteúdo de aula
6. Exige a leitura de problemas matemáticos, exercitando o vocabulário típico dessa área, e também a busca de estratégias próprias de resolução, sem necessariamente usar o algoritmo pensado pelo professor
7. Permite o uso da oralidade e da argumentação matemática na correção dos exercícios em aula
8. Exige a cooperação mútua e a participação da todos para alcançar uma resposta satisfatória

Nenhum comentário: