terça-feira, 15 de maio de 2007

Blog

Blogs são websites gratuitos de fácil utilização, que exigem muito pouco conhecimento técnico. Eles têm visual predefinido e ferramentas oferecidas pelas empresas que os hospedam em sus servidores. Prestam-se a receber qualquer tipo de conteúdo, que devem ser inseridos por meio de postagens. Logo que foram criados, tinham o objetivo de serem diários online, em que pessoas comuns pudessem contar suas próprias histórias na rede. Seu uso foi sendo alterado e hoje há blogs com quase todo o tipo de conteúdo que se possa imaginar. A mega-empresa de internet Google, tem entre seus inúmeros serviços, uma ferramenta exclusiva para a busca de blogs.
Eles são organizados da seguinte forma: um ou vários usuários fazem um cadastro, e podem inserir texto e hipertextos de tamanhos ilimitados . Esses textos ficam armazenados em um arquivo do blog. Dependendo do servidor escolhido, o usuário pode veicular ainda vídeos e imagens nesta página, fazer listas de links preferidos, inserir um buscador na própria página (que passa a funcionar como uma filial do buscador), e dezenas de outras ferramentas que estão à disposição do usuário e do professor.
Sobre cada postagem é possível fazer comentários, que são feebacks sobre o conteúdos inicial. Esses comentários podem ser autorizados para qualquer pessoa que visita a página ou apenas para os usuários cadastrados.
O blog, na escola, normalmente é usado com essa finalidade de diário, e com mais sentido de cobrança pela atualização do que como ferramenta que se proponha a organizar e a discutir idéias. Eles, pelo menos na sala de aula, são pessoas. A minha proposta é a criação de um blog coletivo, ou multiusuário, que possa ser utilizado como instância socializadora de conhecimento, e não simplesmente de relatório.

Nenhum comentário: