terça-feira, 15 de maio de 2007

Tipos de Problemas

Existem vários tipos de problemas matemáticos. Aqui apresento a classificação dada por Thomas Butts, mas essas classificações também variam de autor para autor.

1.Exercícios de reconhecimento: Exercícios deste tipo normalmente pedem aos resolvedores para reconhecer ou recordar um fato específico, uma definição ou enunciado de um teorema. Podem ser propostos em forma de verdadeiro ou falso, múltipla escolha, preencha os espaços ou comparação.

2.Exercícios algorítmicos: Trata-se de exercícios que podem ser resolvidos com um procedimento passo-a-passo, freqüentemente um algoritmo numérico. Trata-se de exercícios que podem ser resolvidos com um procedimento passo-a-passo, freqüentemente um algoritmo numérico.

3.Problemas de aplicação:
Os problemas de aplicação envolvem algoritmos aplicativos. Os problemas tradicionais caem nesta categoria, exigindo sua resolução:
(a) formulação do problema simbolicamente
(b) manipulação dos símbolos mediante algoritmos diversos.

4.Problemas de pesquisa aberta: São problemas de pesquisa aberta aqueles em cujo enunciado não há uma estratégia para resolvê-los. A função mais importante dos problemas de pesquisa aberta é incentivar a conjectura.Jogos matemáticos e quebra-cabeças uma rica fonte de problemas de pesquisa aberta.

5.Situações-problema: A função mais importante dos problemas de pesquisa aberta é incentivar a conjectura. Situações nas quais uma das etapas decisivas é identificar o problema na situação, e a solução irá melhorá-la.

Um comentário:

Unknown disse...

OLA !! TUDO BEM ? EU QUERO SÓ ESCLARECER MAIS UMA COISINHA, O PROBLEMAS DE PESQUISA ABERTA É O MESMO QUE PROBLEMA DE PESQUISA ?